sábado, 14 de abril de 2012

Verbos - Modo indicativo e subjuntivo

Olá, pessoal!
Já estão se preparando para nossa prova!

Você deverá saber identificar e usar os verbos regulares e irregulares nos modos indicativo e subjuntivo.

Vamos recordar os tempos verbais do MODO INDICATIVO:
PRESENTE
PRETÉRITO PERFEITO
PRETÉRITO IMPERFEITO
PRETÉRITO MAIS-QUE-PERFEITO
FUTURO DO PRESENTE
FUTURO DO PRETÉRITO

E os tempos verbais do MODO SUBJUNTIVO:
PRESENTE
PRETÉRITO IMPERFEITO
FUTURO

Vejamos a conjugação de um verbo irregular nos modos:

                                           FAZER

  INDICATIVO
Presente
Pretérito Perfeito

Pretérito Imperfeito
Pretérito Mais-que-Perfeito
Futuro do Presente
Futuro do Pretérito
eu faço
eu fiz
eu fazia
eu fizera
eu farei
eu faria
tu fazes
tu fizeste
tu fazias
tu fizeras
tu farás
tu farias
ele faz
ele fez
ele fazia
ele fizera
ele fará
ele faria
nós fazemos
nós fizemos
nós fazíamos
nós fizéramos
nós faremos
nós faríamos
vós fazeis
vós fizestes
vós fazíeis
vós fizéreis
vós fareis
vós faríeis
eles fazem
eles fizeram
eles faziam
eles fizeram
eles farão
eles fariam
SUBJUNTIVO
 
Presente
Pretérito Imperfeito
Futuro
que eu faça
se eu fizesse
quando eu fizer
que tu faças
se tu fizesses
quando tu fizeres
que ele faça
se ele fizesse
quando ele fizer
que nós façamos
se nós fizéssemos
quando nós fizermos
que vós façais
se vós fizésseis
quando vós fizerdes
que eles façam
se eles fizessem
quando eles fizerem

São muitos os verbos irregulares, consulte seu livro, sua gramática e ainda pode, se desejar, consultar o link abaixo:
http://www.conjugacao.com.br

Bom trabalho!!!


47 comentários:

  1. Olá professora! Aqui é a Beatriz do 7° D!!
    Na prova, irá cair bastante a segunda pessoa do singular e plural?
    Ah! Você tem alguma dica que me possa ajudar a estudar os verbos irregulares??

    Muito Obrigada!!
    Beatriz
    Meu e-mail: bechiaveg@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ó Foi a Primeira a Comentar ^^

      Excluir
    2. achei interessante

      Excluir
    3. achei interesante

      Excluir
    4. esse conteúdo é muito legal na nossa escola fizemos provas sobre ele e eu fui super bem

      Excluir
  2. Oi professora.Estou com duvidas,é necessário decorar todos os tempos verbais do indicativo para a prova dia 16 de Abril? Temos que estudar para esta prova o que é radical ou verbos nominais? Me desculpa se eu fiz muitas perguntas é que estou com problemas em português.Aqui é o Heitor do 7C.Tchau.

    ResponderExcluir
  3. Oi professora,aqui é o Guilherme do 7º D.
    Precisa decorar algum verbo irregular?
    Obrigado!
    Meu e-mail: agmazer@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Olá professora!! Aqui é a Beatriz do 7°D.
    Estou também com a mesma duvida do Guilherme,
    precisa decorar algum verbo irregular??
    Meu e-mail: bechiaveg@hotmail.com
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá professora aqui é a Ana Júlia do 7ºd .
    Precisa decorar algum verbo irregular?
    Meu e-mail é :ju.marcheti@hotmail.com
    OBRIGADA!!!

    ResponderExcluir
  6. kkk só o 7ºD que ta aq By: Alexandre - 7ºD :P

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. queria qu vc colocace mais coiusaaaaaaaaaaaaaaaaa! S2

    ResponderExcluir
  9. ola! foi muito bom isto ajudou-me a estudar

    ResponderExcluir
  10. nossa muito legal mesmo tambem me ajudou a estudar!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. isso me ajudou muito,vlw!!!

    ResponderExcluir
  12. isso é muito dificil de decorar ., ' preciso gravar issso na cabeça . porq tera a prova final amanha ' . nn tem uma maneira mas facil, pra mim aprender isso ? ' obg '

    ResponderExcluir
  13. hahahahaha tenho uma oprova a ultima do ano, segunda agora presciso decorar isso,abraço!

    ResponderExcluir
  14. Hola! Eu queria saber mais sobre o verbo ver e vir. Pode me explicar?

    ResponderExcluir
  15. Wlw,me ajudou muito!!

    ResponderExcluir
  16. qual e o melhor site de questões sobre verbos

    ResponderExcluir
  17. Aki é do 7d como vou decorar td tao rapido?

    ResponderExcluir
  18. Olá , Meu nome é Matheus , sou do 7º ano . E queria algumas ajudas para verbo nominal e concordância direta e indireta ! Poderia me ajudar ?

    ResponderExcluir
  19. Olá,sou Júlia do 7º ano. E muitíssimo obrigado.ajudou bastante!!

    ResponderExcluir
  20. é bom ver blogs de turma, eu não sou dessa escola mas me ajudou muito !

    ResponderExcluir
  21. po vlw tb sou do 7º ano mais nao sou dessa escola e me ajudou bastante :)

    ResponderExcluir
  22. achei legal mais eu tipo entendo sei td mais quando vou fazer uma prova da um branco n consigo lembra me da um dica pf

    ResponderExcluir
  23. vcs podiam por o ER e o IR fazendo o favor

    ResponderExcluir
  24. nossa não sou dessa escola, mas achei super interessante o que essa professora fez e muito obrigado pois vai me ajudar muito amanhã na prova de português.... Obrigada mesmo

    ResponderExcluir
  25. Muito obrigado me ajudou muito msm obrigado

    ResponderExcluir
  26. muito obrigado! agora é esperar e passar nessa prova!

    ResponderExcluir
  27. Obrigada ! Estou me preparando para a prova da FIEB ! Irá me ajudar muito ! Agradeço Professora

    ResponderExcluir
  28. adorei kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  29. adorei kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  33. Estudante de Texto e Gramática25 de abril de 2014 12:01

    Incrível!! Na verdade, sou do 5º A, mas faço um curso para 6º A, AV, B e E e 7º A, AV, B e E. Vai ter uma prova hoje mesmo e estou á 3 horas estudando. Obrigado!

    ResponderExcluir
  34. Olá professora! Sou do 7° ai meu professor ñ explica direito a materia e tal sempre tirei notas baixas por causa dele ai quando entrei aq achei BEM mas facil obg por sua explicaçao eu precisava muito ^-^

    ResponderExcluir
  35. meu minha prof falow que vai saber se eu pegar da internet mais vou pegar mesmo assim

    ResponderExcluir
  36. ME AJUDOU MUITO OBRIGADO

    ResponderExcluir