domingo, 9 de setembro de 2012

Preposições - Exercicios


1.       Complete as orações com as preposições (puras ou não) mais adequadas.

a)      Entregue estas flores _______ morador.

b)      Gosto _______ sorvete ________ baunilha _______ calda ______ caramelo.

c)      __________ casa _________ meus avós, sempre comemos sobremesa __________ o almoço.

d)     _________ voltar, trarei presentes _____________ todos.

e)      Os trabalhos feitos ___________ alunos foram entregues ________ o funcionário.

 

2.      Você sabe que uma preposição pode apresentar diferentes sentidos: material de que algo é feito, conteúdo, lugar, tempo, finalidade, meio, companhia etc. Identifique o valor semântico das preposições em destaque:

a)      Naquela casa morava uma família sem condições financeiras. _________________________

b)      Estou usando óculos para ver melhor. ____________________________________________

c)      Fomos à escola de ônibus. _____________________________________________________

d)     Após o sinal, vou recolher as provas dos alunos. ____________________________________

e)      Trabalho com seu irmão. ______________________________________________________


f)       Perdi meu giz de cera. ________________________________________________________

3. Identifique as palavras que se uniram para formar as preposições (combinações e contrações abaixo):

a) Obrigada pela atenção! _______________________________________________________

b) Estudei nesta escola. _________________________________________________________

c) Entregue o trabalho àquela funcionária. ___________________________________________

d) Preciso daquele livro agora. _____________________________________________________

e) Fui à escola mais cedo hoje. _____________________________________________________

4. Observe a tirinha.


a)      Copie as preposições puras que aparecem na tirinha.

_____________________________________________________________________________

b)      Copie as contrações que aparecem na tirinha.

______________________________________________________________________________

 

14 comentários:

  1. oi professora aqui é o Joao Gustavo do 7b no primeiro comentário! adorei a ideia de vc explicar também no blog

    ResponderExcluir
  2. ola professora me ajudou espero ter feito todas as atividades correta
    joão edu 7A

    ResponderExcluir
  3. Oie prof, aqui é a Ana Julia do 7A, parabens pelo blog, ele é meu maior companheiro na hora dos estudos. As explicacoes e os exercicios me ajudaram muiiito! Bjinhos

    ResponderExcluir
  4. OIE PROF MEU NOME E LIVIA BIANCA DE BREJO SANTO CE EU ADOREI TUDO
    AGORA QUANDO EU TIVER ALGUMA DIFICULDADE POSSO VIR E CONSULTAR O BLOG ADORRRREEEEEEEEEEEIIIIIIIII

    ResponderExcluir
  5. Adorei esse site, me dei muito bem na prova de português.

    ResponderExcluir
  6. oi meu nome é raul e fiquei imprecionado com o blog blz vlw mesmo

    ResponderExcluir
  7. Como eu vou corrigir?

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. ´super ajuda valeu professora. prova ja esta garantida a minha nota 10

    ResponderExcluir
  10. Gostei já treinei Preposição para Prova para ganhar bolsa!

    ResponderExcluir
  11. excelentes atividades, porém muito fácil e sem gabarito! :(

    ResponderExcluir